Reuniões mais produtivas – como não errar!

 

As reuniões de trabalho fazem parte do dia a dia nas organizações. Muitas vezes, estes encontros se tornam ineficazes e, sem apresentar efetivamente, soluções. E para que isso não ocorra, existem algumas dicas para antes e durante uma reunião, e ainda alguns comportamentos que devem ser evitados para garantir mais produtividade. Confira as dicas:

Pré-reunião:

  • Faça a pergunta: essa reunião é realmente necessária? Um simples e-mail ou telefonema resolveria o assunto?;
  • Ao convocar uma reunião, considere o dia, hora, local e verifique se todos os participantes estão de acordo com a agenda;
  • É importante que todos estejam preparados e saibam a pauta que será discutida.

Durante a reunião

  • Seja pontual, esteja atento ao horário e local da reunião;
  • O encontro deve facilitar a democracia e a participação de todos os integrantes do grupo, motivando-os a opinar e propor ideias;
  • Evite verificar as chamadas ou e-mails no celular ou tablet, respeite os colegas que estão expondo suas ideias;
  • O início e o término da reunião devem ser respeitados conforme o acordado;
  • Assuntos paralelos e divagações sobre outros assuntos devem ser evitados;
  • Deve-se chegar a conclusão do tópico que está sendo debatido, para depois partir para a discussão de novos assuntos;
  • Definir uma pessoa que será responsável por registrar os principais itens (ata) da reunião e que posteriormente, será enviado a todos os participantes;
  • Seja flexível ao se expressar e ao ouvir novos pontos de vista. Só o faça depois que os outros as tenham expressado;
  • Mantenha a reunião ativa, sem desviar-se do tema. Garanta que seja rápida, com exposições curtas. Sendo necessário, intervenha quando alguém quiser falar muito ou com demasiada frequência.

Aplicativos Mobile a seu favor

 

Na correria do dia a dia, as tarefas acabam atrasadas ou não sendo feitas como deveriam. Para algumas pessoas, manter o foco e a organização é tarefa difícil, ainda mais com o uso do celular. Mas que tal usar seu smartphone a seu favor? Separamos alguns aplicativos que podem ajudar você a se organizar. E o melhor,  todos gratuitos e disponíveis para Android e iOS!

 

Dropbox – disponível para PCs e smartphones, este aplicativo é ótimo para quem acessa seus arquivos de vários dispositivos diferentes. Por se tratar de armazenamento em nuvem, ele permite que você acesse documentos, fotos, pastas e músicas de onde quiser.

 

Evernote – Tome notas e gerencie suas despesas através deste aplicativo, liste suas tarefas, planeje suas viagens e muito mais. Este aplicativo facilita a vida na palma das mãos. Com diversas funções, ele é capaz de auxiliar você na organização do dia a dia.

 

GoToMeeting – Não perca suas videoconferências, independente de onde esteja. Com este app você pode realizar reuniões virtuais com colegas e clientes, seja vídeo ou áudio, em alta definição.

 

Trello -  Ótimo para organizar tarefas e eventos, este aplicativo permite a distribuição de tarefas e feedback imediato, através dos comentários dos demais participantes das tarefas.

 

Fontes: Google Play e Veja São Paulo

Dia Mundial de Combate ao Câncer

 

O Dia Mundial do Combate ao Câncer tem o objetivo chamar a atenção da sociedade para o aumento dos índices dessa doença, além de alertar para os cuidados e a prevenção.

 

Em geral, a doença está associada a fatores externos como o tabagismo, a exposição excessiva ao sol, hábitos alimentares, alcoolismo, entre outros. Sabendo disso, se proteger fica mais fácil, evitando esses hábitos nocivos.

 

Por ser uma doença complexa, há campanhas para divulgar as formas de combater o Câncer, informando a população quanto aos seus cuidados. Com isso, a Santillana Brasil traz essa conscientização para dentro dos seus escritórios como forma de mobilizar os colaboradores.

 

Em 2014, no mês do outubro rosa já tão conhecido mundialmente, boa parte dos colaboradores aderiram a causa e vieram trabalhar vestidos com a cor, em prol ao combate do câncer de mama.

 

Já no mês de novembro, alguns colaboradores vieram vestidos na cor azul como um alerta às prevenções ao Câncer de próstata. Ambas as campanhas são um incentiva à prevenção, atenção e cuidados com a saúde.

Dia do Jornalista

 

Ser curioso, gostar de escrever e apreciar bons livros são algumas das características mais marcantes do jornalista. Mas antes destes atributos intrínsecos à profissão, o jornalista é o profissional que tem a capacidade de prender a atenção daqueles que querem obter conhecimento, ao mesmo tempo em que, tenta convencer os não interessados. Claudio Abramo, um dos mais respeitados jornalistas brasileiros, afirmava que “O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”

 

E hoje, dia 7 de abril, dia do Jornalista, nada melhor do que agradecer a estes profissionais que são os responsáveis por defender a informação, e mais do que isso, transformar os fatos em notícias. A Santillana Brasil valoriza o trabalho destes profissionais e agradece os Jornalistas pela sua preciosa contribuição à empresa e à sociedade.

 

Parabéns jornalistas, parabéns defensores da informação!

Moderna participa de programa de livros do governo

 

O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD oferece livros didáticos às escolas públicas do ensino fundamental, e é executado em ciclos trienais alternados, ou seja, a cada ano o Ministério da Educação - MEC distribui livros a todos os alunos de um segmento, estejam eles nos anos iniciais de alfabetização, no ensino fundamental ou ensino médio.

 

A Editora Moderna participa desse programa inscrevendo seus livros didáticos no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Então, há a entrega desses livros juntamente com a documentação necessária, ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT, para que façam uma triagem e, em seguida, os livros selecionados são enviados à Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC, para avaliação pedagógica.

 

As obras são avaliadas e o MEC publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aptas. Esse guia é enviado às escolas públicas, as quais devem escolher os livros que melhor atendem às suas necessidades.

 

A Editora Moderna também mantém contato com as escolas, após a distribuição dos livros, prestando o serviço de acompanhamento aos professores com o novo material, para assim, melhorar a aplicabilidade e aproveitamento dos livros fornecidos. Esse é um apoio fundamental que amplia os conhecimentos tanto dos professores, como dos alunos.

 

PNLD 2016

Por se tratar de um importante programa do governo para a melhoria da educação do país, a Editora Moderna promoveu um encontro comercial em Minas Gerais, entre os quase 300 profissionais da força de venda. O tema central do encontro propôs um direcionamento para as ações do PNLD, a partir da discussão da educação de resultado, buscando práticas com valor agregado aos alunos e profissionais da educação, e também, ao país.

 

 

Na ocasião, os colaboradores conheceram as estratégias da empresa para o PNLD 2016, os produtos inscritos e foram treinados para auxiliar as escolas em suas necessidades.