Afinal, ser workaholic é bom ou ruim?

 

Workaholic é a pessoa que trabalha compulsivamente, deixando de dar importância a outros aspectos da vida, como a família, a vida social, o lazer e o descanso. A palavra, que em português pode ser traduzida como trabalhador compulsivo, reflete uma situação que atinge muitos profissionais e que costuma ser mal compreendida.

 

Muito se confunde o workaholismo com o empenho profissional, e é comum que a condição seja vista como uma característica positiva. Mas trata-se de um vício que, como qualquer outro, pode trazer sérias consequências.

 

Segundo especialistas, o indivíduo que sofre deste vício tende a perder o prazer de trabalhar. Ou seja, dedica muito tempo à atividade profissional, sem tirar disso nenhum tipo de satisfação, e com um alto grau de autocobrança.

 

Esta perda de prazer pelo trabalho pode ser a chave para diferenciar uma pessoa motivada e dedicada à profissão de um workaholic.

 

Outras características comuns são a incapacidade de delegar tarefas, o perfeccionismo exacerbado e a obsessão por metas e resultados. A condição está ainda associada a baixa autoestima, irritação, ansiedade e outros sintomas prejudiciais à saúde física e mental.

 

Por outro lado, as longas e estressantes jornadas de trabalho podem ser negativas até mesmo à produtividade profissional. Sem descanso, nosso cérebro se desconcentra facilmente e cometemos erros que não cometeríamos normalmente. Estudos já desmentiram a tese de que muitas horas trabalhadas resultam em mais objetivos entregues.

 

Além disso, os aspectos da vida deixados de lado, como a família, a vida social e o lazer, fatalmente "cobram a conta" em algum momento. Não é possível negligenciar a vida pessoal por muito tempo sem que isso traga consequências negativas.

 

O afastamento do convívio social, por exemplo, acarreta cobranças por parte dos familiares. Esta cobrança, por sua vez, faz com que o indivíduo se volte mais ainda ao trabalho, para fugir dos problemas em casa. Constitui-se, então, um ciclo difícil de quebrar.

 

A ajuda da família costuma ser determinante para que o workaholic saiba quando é hora de tomar mais cuidado, ou mesmo procurar acompanhamento profissional. Por isso, é importante que as pessoas ao redor do trabalhador compulsivo tenham paciência para identificar os sintomas

 

Alguns casos de fato demandam o apoio médico ou psicológico. O workaholic pode não perceber, mas está fazendo mal a si mesmo e a outras pessoas.

 

O importante, no fundo, é perceber que o trabalho pode ser algo positivo e prazeroso, e que isso só acontece quando valorizamos também os outros aspectos da vida. 

Ser um bom chefe é...

 

Que tipo de chefe é você? Qual a liderança que exerce sobre a sua equipe? Já parou para pensar nisso?

 

A evolução profissional acontece essencialmente quando nos predispomos a avaliar de forma imparcial o nosso desempenho em uma função. Só assim é possível aperfeiçoar o que é feito de bom e corrigir o que não produz efeitos positivos.

 

Um bom gestor é capaz de levar sua equipe a resultados excepcionais, despertando em cada profissional o que ele tem de melhor para alcançarem juntos uma alta performance. Ao contrário, um gestor ruim é capaz de inibir as qualidades individuais dos seus colaboradores, fazendo com que o resultado coletivo seja menor do que a soma das possibilidades individuais.

 

Um estudo realizado pela Associação de Psicologia dos Estados Unidos revelou que 75% dos trabalhadores americanos consideram seus chefes a maior razão de estresse no trabalho. Outro levantamento feito pelas universidades de Harvard e de Stanford comprovou em suas pesquisas que o stresse no trabalho é capaz de fazer tão mal à saúde, quanto a fumaça diária do cigarro alheio (fumante passivo).

 

O que chama a atenção é que, apesar desses males evidentes à saúde do corpo e da mente, a Associação de Psicologia constatou que 59% dos participantes do seu estudo não pretendem deixar o emprego, mesmo trabalhando infelizes e com alta carga de pressão emocional.

 

Para você que é chefe este dado pode parecer positivo, porque indica que a maioria dos seus funcionários não abandonarão o barco em um futuro próximo. No entanto, existe um lado nada positivo neste percentual que é o fato das pessoas estressadas reduzirem, e muito, a sua produtividade, tanto por conta da falta de motivação, quanto pelas doenças que geram atrasos e afastamentos.

 

É preciso lembrar que as metas de um gestor só serão alcançadas por meio de uma equipe coesa, que trabalha motivada e com alto espírito colaborativo. Quando o grupo não produz o que poderia, o líder também sofre as consequências.

 

Há muitas características necessárias a um bom gestor. Entre elas, destacamos algumas que você pode colocar em prática de imediato e começar a colher bons frutos em pouquíssimo tempo:

 

• Seja duro com os objetivos e suave com as pessoas

 

• Conceda autonomia aos funcionários de acordo com a capacidade de cada um

 

• Dê voz a seus colaboradores e mantenha uma audição ativa para avaliar com atenção o que eles dizem e sugerem

 

• Converse em vez de ameaçar e ordenar

 

• Compartilhe as conquistas com todos em lugar de divulgar que os méritos foram só seus

 

• Reconheça publicamente quem fez um bom trabalho ou superou as expectativas

 

• Forneça feed backs realistas, sugerindo alternativas de mudança

Equipe: seu desenvolvimento passa por aqui

 

A menos que você seja um profissional autônomo que trabalha efetivamente sozinho, como uma costureira, um personal trainner ou um motorista de táxi, por exemplo, você estará destinado a exercer a sua profissão fazendo parte de uma equipe de trabalho.

 

A boa notícia é que a sua atividade será muito amplificada pelo esforço e capacidade dos seus colegas de equipe, que ampliarão a sua força produtiva. A notícia não tão promissora é que, às vezes, o seu grupo profissional não é exatamente uma equipe, mas um aglomerado de pessoas preocupadas exclusivamente com os resultados pessoais.

 

Em qual desses grupos você se encaixa? Você trabalha com pessoas colaborativas ou personalistas? Seus colegas são complementares e focados no desenvolvimento de todos ou individualistas e voltados apenas para o cumprimento das tarefas que recebem?

 

É importante que você analise o comportamento dos seus colegas de equipe, mas avalie também a sua contribuição para que ela se desenvolva da forma mais produtiva possível. Algumas vezes nos deixamos levar pela rotina e nos acomodamos profissionalmente, fazendo apenas o necessário, mas não contribuindo para o atingimento da excelência no trabalho.

 

Quando falamos de equipe, temos que pensar em todos os seus componentes, incluindo nós mesmos. Quais as contribuições que fazemos para os resultados alcançados? Quanto estamos empenhados em praticar o máximo da nossa capacidade?

 

As equipes de trabalho podem ser classificadas em duas categorias: as funcionais e a interfuncionais. As primeiras são formadas por profissionais que trabalham em uma mesma área da empresa, voltados para o cumprimento das metas estabelecidas dentro de um departamento específico.

 

Por sua vez, as equipes interfuncionais são constituídas por pessoas que desenvolvem suas atividades em áreas diferentes e são reunidas para implementar um projeto que requer conhecimentos multisciplinares.

 

De um lado, temos uma situação que parece ser mais confortável, que é trabalhar cotidianamente com os mesmos colaboradores cujas características pessoais já se conhece bem. De outro, uma realidade bem diferente do conhecido, ao associar-se a profissionais com os quais não se têm muita afinidade e pouco ou nenhuma convivência.

 

Qual delas é a melhor? Não é possível avaliar de forma tão simplista. A verdade é que as empresas precisam cada vez mais de profissionais que saibam trabalhar em equipe, compartilhando seus conhecimentos e contribuindo para o crescimento do negócio, ora atuando dentro do seu departamento, ora agindo em conjunto com pares de outras áreas.

 

Não se trata de uma escolha. É uma necessidade do mercado. A complementariedade é que gera o desenvolvimento. Um profissional sozinho sempre será limitado em suas capacidades produtivas, ao passo que uma equipe supre as deficiências dos seus membros e alcança resultados acima da média.

 

Faça parte de uma equipe de sucesso, contribuindo com o máximo da sua potencialidade, e você também terá uma carreira profissional de sucesso, reconhecida pelos resultados alcançados.

Quanto mais inteligência emocional, melhor

 

A partir de 1990, tanto a psicologia, quanto o mundo corporativo nunca mais foram os mesmos para as pessoas em seus ambientes familiares e profissionais. Neste ano, dois psicólogos divulgaram uma nova teoria sobre o comportamento humano, baseada em seus estudos: a Inteligência Emocional.

 

Até este momento da história fala-se apenas na inteligência utilizada para resolver problemas. Pessoas eram consideradas mais ou menos inteligentes para contas matemáticas, gramática, história, ciências e todos os demais conhecimentos.

 

Este pensamento incomodava Peter Salovey, da Universiade de Yale, e John Mayer, da Universidade de New Hampshire, ambas nos Estados Unidos, que queriam entender porque alguém com grande inteligência para cálculos, por exemplo, sob pressão cometia enganos primários. E porque profissionais brilhantes não conseguiam ser mais produtivos para as empresas. Daí surgiu a teoria da Inteligência Emocional.

 

Este pensamento ganhou grande repercussão no mercado oito anos depois, quando Daniel Goleman lançou o livro Inteligência Emocional e conquistou estudiosos de todos os segmentos de atividades.

 

Este foi um pequeno resgate da história, mas o que você precisa saber de verdade é como a inteligência emocional pode te ajudar e como você pode desenvolvê-la para obter ganhos qualitativos em sua vida.

 

A expressão pode ser definida como “ser capaz de monitorar e regular os sentimentos próprios e os de outras pessoas, e de utilizar os sentimentos para guiar o pensamento e a ação”. No papel não parece difícil, mas colocar em prática é uma tarefa um pouco mais árdua.

 

Como controlar os sentimentos quando eles afloram sem aviso prévio nas mais diversas situações? Por exemplo, como administrar a raiva quando o seu gestor te dá uma “bronca”, na sua opinião sem razão aparente? E como gerenciar a paixão quando você trabalha ao lado de alguém que mexe com seu coração, mas não deve alterar sua produtividade?

 

Goleman, em 2002, apresentou resultados de pesquisas que indicavam que a inteligência emocional é responsável por cerca de 80% das competências que distinguem os líderes espetaculares dos demais. Segundo ele: “emoções em equilíbrio abrem portas”. Em desequilíbrio elas podem fechar portas e janelas.

 

Como não existem fórmulas mágicas para nada na vida, você deve disponibilizar um grande esforço pessoal para desenvolver, aos poucos, a sua inteligência emocional. Leia o artigo “Inteligência emocional no trabalho” e veja aqui como é possível obter resultados muito bons com algumas dicas valiosas:

 

• Antes de agir, procure identificar qual a emoção que está no comando: medo, raiva, amor, tristeza, felicidade, ...

 

• Analise o motivo dessa emoção surgir neste momento: está ligada a uma experiência do passado, a algo que aconteceu com um amigo, a uma crença pessoal que vem de longa data, ...

 

• Pense na possibilidade de reagir de forma diferente, mas não indiferente. Ignorar o sentimento não significa que ele não existe na sua vida e não vai alterar suas decisões. Entender o que você sente é o grande segredo

 

• Ressignifique os fatos e as pessoas envolvidas neles. Quando tudo parece desabar à sua frente como em uma implosão, pense nos aspectos positivos da reconstrução. E se as pessoas te incomodam e alteram o seu estado de humor, encontre o que elas têm de bom. A psicologia mostra que o que você não gosta no outro pode ser exatamente o que vocês têm de igual mas você não gosta ou o que ele tem de diferente que você gostaria de ter

 

• Analise as situações em que você agiu impulsionado pelos sentimentos sem controle e verifique as consequências. Imagine-se reagindo de outra forma o que você poderia ganhar. O estado de atenção favorece o controle das emoções

 

• Separe as pessoas dos problemas, incluindo você. Atue e reaja sobre as dificuldades a serem superadas e deixe de lado (mesmo que temporariamente) o que você sente pelas pessoas envolvidas. E não leve tão a sério o que dizem a seu respeito, porque você não é a interpretação dos outros. Você é bem mais do que isso.

Estagnação: corra para longe dela

 

Alguma vez você já teve a sensação de que a sua vida estava parada, sem rumo e sem emoções? E já sentiu que a sua carreira estava estagnada, sempre igual e sem perspectivas?

 

Esperamos que não, mas é muito provável que sim. Acontece com a maioria das pessoas e, como diz o ditado popular, “até mesmo nas melhores famílias”.

 

Este sentimento não é nada gostoso. Mas o que é exatamente essa estagnação? Ela decorre de uma permanente insatisfação do ser humano com o que tem ou representa de fato uma espécie de passo que se dá sem sair do lugar?

 

Para combater esse estado é preciso que você comece respondendo honestamente as perguntas anteriores. Você está de verdade parada nas suas realizações de vida e profissionais? Caso a resposta seja sim, já é um bom começo. Isto significa que a sua inquietação está relacionada a novas conquistas que lhe deixarão mais feliz e realizada.

 

Sabendo disso, o importante agora é colocar mãos à obra para soltar o freio e começar a acelerar. Sair da inércia e colocar o seu plano em andamento requer algumas reflexões indispensáveis para garantir que você seguirá no rumo certo e não em direção a um abismo.

 

Comece refletindo sobre os seus desejos mais essenciais. Desejos todos temos, até mesmo de tomar um sorvete com coberturas no meio da tarde, mas este não vai alterar os destinos da sua vida. Relacione o que você gostaria que acontecesse com a sua carreira nos próximos anos e que, de fato, representaria uma mudança para melhor.

 

Depois, leve em consideração quais os seus valores mais essenciais. Isto tem importância para definir os limites do que você está disposta a fazer para conseguir chegar onde quer. O filósofo Clóvis de Barros Filho diz que a moral é aquilo que não faríamos de jeito algum, mesmo que não tivesse ninguém olhando, porque representa um conjunto de valores que norteiam a nossa vida para que ela realmente valha a pena ser vivida.

 

Lembre-se de relacionar as suas verdades ou, em outras palavras, o que representa o motivo principal da sua existência no planeta. Qual é o propósito de vida que move os seus pensamentos e os seus músculos e que lhe dão uma satisfação imensa e a sensação de utilidade? Conheço um profissional que recusou um cargo importante e enorme salário em uma indústria de cigarros por ser pessoalmente contra o tabagismo. Esta é uma das verdades dele. Quais são as suas?

 

Leve em consideração, também, três características profissionais: o que você gosta de fazer, o que você tem conhecimento para realizar e aquilo que você pode fazer bem. Uma pessoa pode adorar jogar futebol, conhecer todas as regras e táticas do jogo, mas não ter qualquer habilidade com a bola. Ou pode amar correr a cavalo, conhecer todas as técnicas para montar, mas ser alto demais e pesado para disputar um páreo no jockey.

 

Depois de analisar estes fatores relacionados a você, volte às questões iniciais: levando em consideração o que eu sou e o que é importante para mim, estou mesmo estagnada? Estou fazendo o que eu gosto ou estou no lugar e na função erradas? O que eu quero fazer da minha vida profissional que eu possa me orgulhar no futuro?

 

A partir das suas respostas e objetivos propostos, saia da estagnação para a ação. Desenhe um passo-a-passo para seguir, incluindo frequentar novos cursos, manter outras posturas, externar seus desejos, respeitar seus limites, assumir responsabilidades mais abrangentes e compartilhar isso com seu gestor.